Fundamentos de tiro

O exército ensina alguns fundamentos de tiro, são um conjunto de técnicas simples, que aplicadas proporcionam um tiro “justo e preciso”, vou apresentar estes fundamentos na seqüência natural de ações quando se realiza um disparo. Eles são:

 

  1. Posição estável
  2. Pontaria
  3. Controle da respiração
  4. Acionamento do gatilho

 

1) Posição estável

É o conjunto empunhadura/posição de tiro, visando a menor oscilação entre a arma e o atirador. Para manter a estabilidade é necessário reduzir ao máximo a força muscular exercida, ou seja, tentar sustentar o peso da arma usando a estrutura óssea e uma pegada “leve”.

As posições básicas de tiro são:

  1. Deitada
  2. De joelhos
  3. De pé

 

2) Pontaria

Consiste em colocar a arma na direção do alvo, utilizando um aparelho de pontaria, de forma a atingir o ponto desejado, ou seja, alinha a linha de mira e linha de visada.

Linha de mira: Alinhamento da alça e massa de mira, a massa de mira deve se encontrar no centro da alça de mira.

Linha de visada: Alinhamento da alça, massa e alvo. (massa centrada na alça e projetada no centro do alvo)

 

3) Controle da respiração

No momento do acionamento do gatilho, a respiração deve ser bloqueada até que ocorra o disparo, nos tiros de precisão o atirador deverá prender a respiração na pausa respiratória natural, logo após a expiração, prolongando-a enquanto realiza o acionamento. Sugere-se que quando o disparo não for feito em 12 segundos deve-se respirar novamente e iniciar o ciclo.

Para tiros inopinados, que exigem o tiro rápido, o ciclo respiratório é interrompido em qualquer ponto, imediatamente antes do disparo.

 

4) Acionamento do gatilho

Durante o deslocamento do gatilho ocorrerá o disparo, causando “surpresa” ao atirador. O momento exato do disparo é inopinado.

O dedo indicador toca a parte central do gatilho, com a região entre a parte média da falange distal e sua interseção com a medial. A pressão deve ser exercida de forma progressiva, sem movimentos bruscos e sem vetores laterais.

É importante não alterar a empunhadura durante a compressão do gatilho, ou seja, o movimento do indicador deve ser totalmente independente da empunhadura.

Após o disparo o atirador deve manter o foco visual sobre a massa de mira, assim como deve continuar pressionando o gatilho. Essa ação é chamada acompanhamento e impede que o atirador queira determinar o momento do disparo, acionando o gatilho bruscamente, ou que o foco visual de desloque para o alvo, o que poderia acarretar em erro na linha de mira.

Os erros mais comuns no acionamento são:

  1. Gatilhada
  2. Antecipação
  3. Esquiva
  4. Fechar os olhos

Estes devem ser evitados.

 

Estes são os fundamentos básicos, cada atirador deve adequá-los as suas necessidades.

About these ads

~ por Rocha em maio 16, 2007.

8 Respostas to “Fundamentos de tiro”

  1. [...] com responsabilidade procure um clube de tiro, e durante os treinos siga minhas instruções de fundamentos do tiro que escrevi no meu falecido [...]

  2. GOSTARIA DE SABER ALGUMAS DICAS DE TIRO COM LUNETA, E COMO FAZER PARA ALINHAR ESTE TÃO COMPLICADO OBJETO.POS NÃO CONSIGO. TENHO UMA CARABINA DE PRESSÃO (GAMO DELTA), E NÃO CONSIGO ALINHAR. TEM ALGUMA IDEIA. ASS: ALEXSANDRO: DE MACEIÓ /AL

  3. Eu gostaria de saber o que é gatilhada?

  4. Gatilhada é forçar a arma para alguma direção não desejada no momento do disparo. Pode ser por excesso de força ou mal posicionamento do dedo no gatilho.
    Esse movimento da arma provoca um erro no tiro.

  5. Qual o melhor exercício para evitar o medo do estampido?

  6. a esplanaçao feita sobre os fundamentos do tiro sao bem esclarecedoras. entretanto, no fundamento posiçao estavel, poderia ser incluída uma descriçao ais detalhada para cada posiçao: de pé, de joelhos e deitada.
    muito obrigado.

  7. Perfeito este artigo, básico e de facil aprendizado para pessoas que se acham leigo quando forem efetuar alguns dispros de armas de fogo. Mais um detalhe, utilizei este artigo no me TCC sobre “Física de armas portáteis curtas”, e em breve vou deixa-lo publicado nas páginas do GOOGLE… fui! E fiquem numa boa.

  8. Novo endereço:

    http://armasdefogo.amatilha.com.br/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: